O QUE É A SAÚDE?
A esta pergunta és capaz de responder que é «a pessoa não ter doença». A maioria das pessoas também pensa assim, mas na verdade, ter saúde não é apenas não ter doença.
Existem diferentes definições de saúde. Por exemplo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) define-a não só como a ausência de doença, mas como uma situação de perfeito bem-estar físico, mental e social. Esta definição serve sobretudo para entenderes que a saúde tem diferentes dimensões que não só a saúde física, assim como, componentes individuais/subjetivas. Deste modo, o conceito de saúde não é igual para todas as pessoas, depende do indivíduo, dos contextos económicos, sociais, culturais e políticos, englobando as diferentes dimensões de modo interligado.
Se perguntarmos o que se entende por saúde mental, há ainda mais dificuldade em caracterizá-la. Existe uma tendência para separar a saúde mental da saúde física, contudo elas são inseparáveis, pois não há saúde física sem saúde mental. A saúde mental é fundamental para o bem-estar das pessoas.
Também para a saúde mental existem muitas definições sendo a mais utilizada a que a define como «o estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza as suas capacidades, pode fazer face ao stress normal da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e contribuir para a comunidade em que se insere» (OMS, 2002).
Uma pessoa com boa saúde mental sente-se bem consigo e na interação com os outros. Responde positivamente aos desafios e exigências do meio e do quotidiano. Este estado permite à pessoa desempenhar os seus papéis como estudar/trabalhar, relacionar-se com a família e com os amigos.
Se estiveres bem do ponto de vista mental consegues:
- Aproveitar ao máximo o teu potencial;
- Lidar bem com a vida no dia a dia;
- Desempenhar bem o teu papel na escola, na relação com a família e os teus amigos.