subscribe
 
 
 
 
 

 

O QUE SÃO PERTURBAÇÕES MENTAIS?

Já reparaste que muitas vezes se utilizam de forma indiscriminada os termos perturbações, transtornos, distúrbios, desordens mentais? Na realidade, estes termos podem significar o mesmo. Nesta página utilizamos o termo perturbações.

Todos nós temos momentos na vida em que nos podemos sentir em baixo, andar angustiados, stressados pelas mais diversas razões. Ou porque são os resultados escolares que não nos satisfazem, as relações com quem nos está próximo se deterioram e há conflitos, ou então porque estamos numa fase da vida em que as mais pequenas coisas nos parecem problemáticas. Estas são respostas normais face aos problemas da vida e para a grande maioria esses sentimentos passam ao fim de algum tempo. Contudo, para outras pessoas tal não acontece e podem vir a transformar-se num problema mais ou menos grave. E isto, pode acontecer a qualquer pessoa, inclusivé a ti, mesmo que sejamos todos diferentes e tenhamos todos formas diferentes de reagir.

Tu podes sair de uma situação complicada ou má com relativa facilidade e rapidamente, enquanto outras pessoas podem andar a viver e a pensar nisso durante muito tempo. A nossa saúde mental não permanece sempre igual, podendo alterar-se ao longo da vida.

As perturbações mentais correspondem a situações patológicas que são diagnosticadas apenas por profissionais de saúde especializados, algumas necessitam de intervenções simples e outras mais diferenciadas.

Nas perturbações existe uma alteração da nossa organização mental, o que implica que a pessoa não consiga exercer ou exerça com dificuldade os seus papéis sociais (familiares, relacionais, ou atividades do quotidiano), tornando-se incapacitante e podendo existir sofrimento. Estas alterações poderão ser visíveis ao nível físico, comportamental, das emoções e mesmo dos pensamentos.

© Copyright - All rights reserved - Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - 2024 | Unidade de Investigação em Ciências da Saúde